domingo, 16 de outubro de 2011

Ah, Brasil... Esconde a tua cara!!!


O que será que aconteceria se Cabral resolvesse voltar do reduto dos mortos e aparecer para uma visita à Terra Brasilis, descoberta por acaso, mas que, vá lá, de repente, dava certo! Eu dava tudo para ser uma mosquinha e ver a cara dele chegando hoje, neste País e encontrando esse caos que estamos vivendo! Acho que ele iria mandar uma mensagem do estilo: " - Que programa de índio que você me meteu, hein ô Manel! E nem índio nesta terra tem mais. Virou uma "minoria"!!!"

Ele iria começar seu passeio por onde tudo começou. E iria encontrar a festa constante da Bahia que nem parece que é brasileira de tanta felicidade e alegria! Talvez, ele ficasse por lá porque se o Carnaval na Bahia já dura uma eternidade, imaginem se os baianos descobrissem Cabral, saído da eternidade para essa confraternização apoteótical!! Acompanhem a cena: Porto Seguro, a pleno vapor, com todos os tipos de música e rítmos baianos que surgem a cada 5 minutos! Pobre Cabral, aprender a rebolar na boquinha da garrafa ou seguindo o Trio Elétrico da Ivete Sangalo! Do fado ao afoxé, de Lisboa direto para uma boa Lisinalva, pele morena, semi-nua, balançando o bumbum frenéticamente, como se o corpo fosse feito de molas e não de ossos! Mensagem: " - Ô Manel, até que eu tô gostando de não ter índio. Depois eu volto, tem um tal de trio elétrico me arrastando e não dá para ficar parado, ô pá...!!!"
  
E se resolvesse continuar, depois de muito correr atrás do trio elétrico... Quem sabe, dar uma de desbravador, descendo e subindo planaltos, percorrendo essa quantidade absurda de rios... poluídos onde, se pescando se acha tudo mesmo, menos peixe! Tem bota, sofá, pneu, cadáver, garrafa, tem até espuma, oh pá mas peixe que é bom, só com muito mercúrio nas idéias! Doidão! Pelo visto, aquele bando de espelhos que ele não entregou para os índios, poderiam servir para os peixes espalharem carreirinhas de mercúrio a serem fungadas numa viagem caleidoscópica provocada por tanta droga jogada em nossas águas! 

Continuando, parando aqui e ali, chegaria ao Rio de Janeiro, terra do Samba e do Futebol e daria de cara com uma guerra civil rolando solta. Flamengo e Vasco brigando para saber quem é o verdadeiro vice oficial do outro... Não! Isso não dá mais IBOPE! O bom mesmo é a guerra entre policiais e policiais disfarçados de milícias (!), duas grandes agremiações, pensaria ele, disputando o Comando do Crime Organizado! Será que por isso tem tantas placas nas ruas com nome de candidatos para serem eleitos em Outubro... Veio-me esta dúvida atrós... !!!

Outra coisa marcante no Rio de Janeiro: que povo generoso! Todos os dias tem doação de balas perdidas para velhinhos e crianças nas praças públicas, Bancos (quando não estão em greve, claro) e postos de combustíveis!  E quem diz que carioca não trabalha é cego! Como tem gente nas ruas, trabalhando! E, justiça seja feita, que pessoal batalhador porque se não estão correndo com as bancas na cabeça, certamente, na busca de um lugar melhor para instalar seu ponto de venda, é porque estão em batalha, corpo a cacetete, com a polícia. Mas, o bom é que todos são iguais, não tem mais diferenças entre polícia e bandido! Finalmente, uma cidade que luta pelas igualdades sociais! 

Seguindo seu tour não pode faltar aquela paradinha na terra da garoa! Ele poderia, se desejasse, usar suas Caravelas pois, pode não ter mar mas, ao menor sinal de garoa, São Paulo vira um marzão que só deixa com inveja os Mineiros! A cidade parece uma selva de concreto e a única coisa de concreta que se vê é o descaso para com a população. O povo, em estado de suplício, pede socorro! Resta cortar os pulsos, ou melhor serra-los pois, caso contrário, Maluf toma conta de novo!!! E aí, Lalau, quer dizer, Babau, adeus! É, só reza forte dará jeito nessa terra, lotada de Marginais, sejam elas em forma de estradas, sejam elas em forma de pessoas! 

Mas, Cabral, certamente, se deslumbraria com o Planalto, ao ver Dilma, mulher que sofreu na ditadura, como  a primeira mulher eleita Presidente, dando continuidade ao que seu patrício, D. Pedro I conseguiu a duras cavalgadas, a (In)dependência deste País! Quando esta mulher, conhecido no passado como reacionária e comunista, conclamava guerra contra a ditadura, clamava pela abertura, era chamado de terrorista. Agora, temos certeza que ela está no caminho certo!  

Finalmente, conquistamos nosso nome na história, o País está acordando do berço explêndido e de forma dolorida, caindo da cama em plena realidade, nua e crua! Mas, cuidado, a Fome é tanta que até crua se come! E a população está cansada de andar nua, pedinte, mendigando! 

" - Cabral, quer um conselho: volta pro reduto, pega um avião e se manda, antes que seja tarde e você sinta vergonha de ter errado o caminho das Indias!!! Aqui, não tá dando nem para índio!!! Que dirá pra você, meu caro amigo. Me perdoe, por favor, a coisa aqui, tá preta!!!!! "

Nenhum comentário: