quinta-feira, 23 de junho de 2011

Rede Globo - Inversão de Valores

Domingo passado, por volta 15:00 horas, a Rede Globo exibiu um filme que, aparentemente, seria mais uma comédia recheada de pancadarias do "mestre" do kung fu chines Jackie Chan chamado Três Ladrões e um bebê. Como todas as crianças curtem essas coisas de artes marciais e por se tratar de um título inofensivo e, mais ainda, por ser exibido num Domingo, em plena tarde, horário onde as crianças que não tem TV à cabo assistem a TV normal (se é que podemos chamar a nossa TV de normal ao fazer sensacionalismo com tragédias, mostrando falcatruas do governo que sempre termina impune, etc), deixei meu filho de 9 anos assistir.


Não prestei atenção no filme. Detesto tudo que seja culto à violência e acho esse tal de Jackie Chan uma droga em todos os sentidos. Me envolvi com meu computador, escrevendo, enfim, não reparei a quantidade de violência daquele filme até meu marido entrar na sala e presenciar uma cena defuzilamento de várias pessoas, ajoelhadas, bem ao estilo de Segunda Guerra, ou de Guerrilheiros, Terroristas, atos que abominamos, repudiamos e fazemos de tudo para evitar no mundo inteiro. Imediatamente, trocamos de canal, mas me senti culpada por não ter visto o que ele assistiu antes de meu marido entrar na sala (graças a Deus!). Expliquei o motivo de mudarmos de canal e ele não só entendeu como concordou.


Não sou puritana, sou a favor de tudo, desde que dentro da lei, do respeito ao próximo e se for contra qualquer tipo de violência. É assim que educo meus filhos. Falo de tudo abertamente, sem rodeios. Preparo-os para a vida, mas enquanto puder evitar certas barbáries, evitarei. A vida é dura demais para, ainda, ter que mostrar que é injusta e amoral. E a Globo é mestra nisso, infelizmente. Uma das maiores emissoras do mundo sobrevive com a desgraça, a dor jumana e não faz questão de medir esforços para ganhar audiência dessa forma. Um exemplo é Jornal Nacional x Insensato Coração. Mostrar união gay nos jornais em horário nobre, pode. Nas novelas não pode. Isso é hipocrisia! Não entro no mérito se é normal, se é ilegal, se é contra as leis dos homens ou divinas. Cada um sabe de cada um. Falo da falta de coerência.


O que não pode e não aceito é que a violência invada a minha casa, em plena luz do dia, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Eu tenho a chance de mudar de canal, de dar orientação por estar sempre presente na educação dos meus filhos. Mas, e as famílias que não podem ter uma opção de diversão? E as famílias cujos pais não estão em casa? Muitos pais trabalham Domingos e feriados e seus filhos ficam por conta da sorte, na frente de uma TV, que lhes ensina que pancada e fuzilamento são coisas banais, aliás, são comédia infanto juvenil. Quantos bullyings começam com um filme de sessão da tarde? Quantos assaltos ou vícios começam com um programa voltado para adolescentes?


Deixo aqui meu protesto e minha indignação. Mas, o que eu esperava quando pedi a ajuda da Globo com relação às árvores que estavam caindo e eles me disseram que só se houvesse tragédia a notícia seria "veiculável"? Estamos nas mãos desses formadores de opinião e eles ainda dizem que somos a principal razão deles existirem no slogan que divulgam, atualmente, com seus principais astros. Dispenso, sinceramente, a parte que me cabe nessa preocupação!

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu não tenho certeza, vi o filme do final. Mas, acho que essa cena do fuzilamento, é justamente uma das últimas. Onde os três bandidos estão participando de uma cena educativa, dentro da cadeia, pois foram presos e a cena mostra como eram feitas as punições...

Anônimo disse...

Em resposta ao comentário acima, eu não sei o contexto da cena porque, como disse, não vi o filme. Mas não sei se mostrar fuzilamento com fins educativos, no meio da tarde de Domingo é uma coisa que traz benefício ou algo que ajude nossas crianças. Aulas de história são dadas na escola. Os canais History Chanel ou National Geographic, por exemplo, passam filmes sobre os terrores dos fuzilamentos e holocausto em horário apropriado e eles são tão educativos quanto o filme em questão, só que baseados na história da humanidade. Sçao filmes com fins, realmente, educativos. Neste caso, não creio que os fins justifiquem os meios, pelo menos no meu entender. Mas, respeito e agradeço muito sua opinião e participação no meu Blog. Andréa Feder do Nascimento

Ronaldo Abifadel disse...

Oi Andrea, eu felizmente não vi esse vilme, pois tb acho os filmes desse sujeito muito chatos. Estou com vc. Precisamos lutar para acabar com essa briga pela audiência a qq custo. Os caras perderam toda a noção. bj grande Ronaldo Abifadel

Ty, o Tiago. disse...

Eu acho curioso eles censurarem algum palavra, mesmo que em horario noturno...mas gente morrendo, pode ser durante o dia....com as crianças vendo.
Tambem não sou puritano....mas tem algo bem errado nisso tudo.

Vilson disse...

Boa tarde, Andréa.

Vilson disse...

Passei por aqui e gostei muito pela sinceridade do blog. Eu também sou completamente contra qualquer coisa que insita a violência, principalmente esses enlatados. E a televisão brasileira esqueceu que temos muito para contar para as nossas crianças e não tendo que ser educadas com outros culturas completamente diferente da nossa.
bjsss