quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Planos - Para quê?!






Quando a gente constrói um sonho, somos arquitetos de magias, brincamos de alquimistas com nossos pensamentos, misturando poesia e fantasia e tendo a felicidade como o resultado. Traçamos curvas onde seriam retas e retas onde seriam curvas. Através de nossos sonhos somos donos do poder de alterar as coisas conforme nossa vontade sem que, com isso, alguém conheça a derrota ou o sentimento do fracasso.

Nossos castelos de sonhos, feitos de nuvens cor de rosa tem sempre um raio de sol entrando por inúmeras frestas de janelas ou pelas dezenas de portas escancaradas. Nada nos incomoda, não existem barulhos, dores, não se convive com a sombra, muito menos conhecemos o que é tristeza.

Entretanto, sonhar custa caro. Quem disse que não custa nada, está enganado. Custa a dor da queda na realidade dura da vida que é real e palpável. Por vezes, alcançamos o fundo do poço e não temos fôlego ou ânimo de dar impulso para sair, subir, tentar ver de novo a luz do sol brilhando lá fora. Descobre-se que o sol brilha, mas nem sempre na mesma intensidade com que brilha para outros. Que a chuva molha e revigora o jardim vizinho, enquanto o seu morre a mingua. A vida real, cujos planos traçamos em nossos sonhos, na verdade, não passa de um rascunho que amassamos, diariamente, e jogamos no lixo. E junto com ele vão nossos desejos, anseios em forma de frustração, tristeza e dor.

E seus planos de vida vão passando, assim como o seu tempo. Os seus cabelos embranquecem, assim como seu corpo envelhece e cansa de lutar contra o invisível. Os valores deixam de pesar como pesavam e passam a ser meros coadjuvantes. O principal se esvai pelos dedos e nem nos damos conta. Nossa vida passa e, na maioria das vezes, passamos com ela, sem sermos notados, sem marcas, sem deixarmos, sequer, saudades. E, no entanto, sem seus sonhos tão planejados de um mundo feliz e cor de rosa, todos aqueles que passaram por você e não lhe viram, estiveram presentes.

Como é difícil aprender a ser só! Como é difícil caminhar e ver suas pegadas sumirem com o vento, olhar pra trás e não ter deixado nada, não ter sido alguém marcante, não ter deixado um olhar carente de sua presença! Como dói essa mágoa constante de ser só e saber que será assim até o dia em que o sopro da sua vida se apagará, como uma vela que acaba e que sua luz nada representou.

12 comentários:

Osmário Teles disse...

Muito legal
reflexão em..

adorei

alem de tudo escreve...

Júlio Feder do Nascimento disse...

Texto muito interessante. Voltarei mais vezes!

Jaime Guimarães (Groo Veiga) disse...

Olha só quem está de volta...!

\o/

E é o que eu digo: a pessoa, quando tem o dom da escrita, pode passar o tempo que for distante...mas não desaprende a escrever!

É bom tê-la de volta, Andréa!

Um beijão! Legal seu retorno!

(PS: Sim, os sonhos costumam cobrar um preço. Se estamos disposto a pagar...bem, aí é que vem a história, de fato! Mas a vida passa e deixamos, sim, alguma marca. Podemos escrever nossas histórias. Às vezes perdemos o controle, mas podemos, quem sabe, concluir tudo com um final feliz? bjs!)

Unknown disse...

oi querida

lindo o seu blog, pode ter certeza que estarei sempre dando uma espiadinha

beijos

Sil disse...

Andréa.....
Sábio é o ser humano
que tem coragem de
ir diante do espelho da
sua alma para reconhecer
seus erros e fracassos e
utilizá-los para plantar as
mais belas sementes no
terreno de sua inteligência.

Parabéns e sucesso!!!
Voltareiiii Bjão amiga.

Diana disse...

Oi amigaaaaaaaaaa
Lindo seu texto... e é muito bom ver que está inspiradam mesmo tal inspiração não vindo de boas noticias.
As vezes, as mudanças se fazem necessárias, mas isso não quer dizer que o que ficou deixou de ser importante ou relevante, ou qualquer coisa do tipo, porque tudo que um dia realmente importou fica gravado nas nossas memórias, mesmo que nós falhamente tentassemos apaga-las. A vida é assim, uma eterna renovação, porém com muitos momentos de pura nostalgia e as vezes é essa nostalgia que nos fazer seguir em frente...

Um beijo enormeeeeeeeee
Adoro você

Unknown disse...

Amiga ,
uma pessoa quando nasce com dons como os seus tem por obrigação utilizalos pra tornar nossas vidas mais belas pela arte!!!!
Sonhe sempre e transforme-os em sua maior inspiração!!!Com certeza nós q agradeceremos!!!
Bjs Te adoro!!!

Unknown disse...

Quanta sensibilidade! Escreve com leveza... e é tão bonito!
Parabéns, Dedéia! Vou estar sempre por aqui.
beijos

Senhora da Magia. disse...

Ela dá nó em pingo d´água!

Você disse uma verdade, sonhar custa muito caro, pois ao sonhar usamos a capacidade máxima da mente e muitas vezes chegamos ao ponto de acreditar que o sonho é real e com isso, podemos adquirir um sofrimento! Mas como a espécie humana não desiste fácil, muitas vezes esses sonhos podem ser maravilhosos!

Beijos amiga, sucesso e boa sorte!

Unknown disse...

Tudo na vida tem um preço.Sim , até os sonhos.Nossos sonhos nos ajudam a carregar a realidade.Só não podemos fazer deles muleta para sermos felizes.Por experiencia
própria,encarar a realidade de frente e procurar transforma-la em algo melhor , é sempre a melhor saída .Achar que não deixamos nada que lembre a nossa passagem? Basta olhar nossos filhos.Quem os colocou nesse mundo , quem os tornou as pessoas que hoje são ?Não devemos mesospresar o que fazemos em nossas vidas . Tudo tem o seu valor . Uns maiores, outros menores, mas nem os de menor valor podem e devem se esquecidos. Quem não os enxerga é porque , esses sim, não deveriam ter valor para nós.E, no entanto , como valorizamos essas pessoas ....
Aprender a ser só é uma arte,que deveria ser exercitada todos os dias.Viver na solidão é que é errado.Aprender a ver beleza num pedacinho de nuvem que passa no céu
quando, sózinhas, abrimos uma janela,é aprender a ser só . Mas se nos recusamos a abrir essa janela para ver beleza em alguma coisa , isso é solidão .
Eu espero que a minha luz continue a brilhar no sorriso dos meus filhos quando falarem de mim para os meus netos .Não terei passado por aqui em vão.

Aninha ML disse...

Ah... sonhar.. sonhar custa caro sim.. mas mantem a chama da vida acesa.. mantem a esperanca...
Nao abro mao dos meus sonhos..
ja cai, ja me machuquei, ja levantei e ja estive no fundo do poco sem folego para voltar a tona... mas nunca permito que seja o fim... fecho os meus olhos e sonho novamente.. e ai comeca o ciclo novamente...
ah.. como eh bom ler seus textos novamente...

e vc sabe... que onde quer q vc esteja.. eu estarei por perto. mantendo a chama da esperanca viva, mantendo seu folego, acalentando a sua dor.. mas nunca.. nunca deixe de sonhar....se isso acontecer, vc estara deixando de viver.. lembre se disso...
Bjos com carinho
Aninha MM

Ana disse...

De fato aprender a "caminhar" sozinha é muito difícil, mas um bem necessário.
Lindos textos, bastante inspiradores!