quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Consequências de um bom divã


Se você não viu o filme O Divã, com a maravilhosa e impagável Lilia Cabral, está perdendo uma grande oportunidade de se ver em sua própria história de vida, seja ela agora ou futura. Porque, sim, o filme retrata uma mulher real, que existe em nós ou que convive conosco.

O filme enfatiza bem nitidamente que para mudar é preciso dar o primeiro passo. Seja qual for a mudança, seja qual for o tamanho do passo. Mudar é preciso. Seja num repicado de cabelo, numa roupa, numa relação. Não importa o grau de complexidade da mudança. O primeiro passo é tudo.

Outra coisa marcante foi à relação de amizade da personagem da Lilia, Mercedes, e sua amiga fiel. Gente eu me peguei pensando "Que bosta! Não tenho amiga assim!" Sabe aquelas amigas inseparáveis que você pode contar para rir e chorar junto? Isso todo mundo tem. Eu não... Menos ainda uma amiga para pagar mico junto. Isso, só mesmo aquelas duas! A cena da discoteca, onde a Mercedes pinça a coluna e para não perder a classe, as duas dançam tal qual duas macumbeiras em terreiro é impagável!

Sei que recomendo o filme como uma análise de vida. Não recomendo analista, afinal quem sou eu para dizer que alguém precisa de ajuda! Mas, recomendo ver o filme para que possa ver se, agora ou futuramente precisaremos nos sentar num divã e dar o primeiro passo, se expor em detalhes para melhorar sempre na busca da felicidade.

Deixo aqui alguns pensamentos que anotei durante o filme. Acho que, ao ler estas frases, vocês passarão numa locadora:

Essa é mais básica do que azulejo branco.

Quem fala que fulano é a metade da laranja de beltrano... Esse papo de achar a metade da laranja... Me diz uma coisa, já ouviu alguém perguntando "O que você quer ser?" e a pessoa responder "Uma laranja!"?

Assédio Sexual só acontece quando o homem é feio.

Ser mãe é envelhecer no paraíso.

Agora ela fala do meu fígado e do meu pâncreas se eu bebo demais. Antes, falava das minhas coxas, minha bunda... Puxa, isso que eu chamo de amar o interior da pessoa!

Mulher não resiste a um amor impossível.

Um homem diz que você é linda, maravilhosa, se você tem 20 anos de casada e o miolo mole, você acredita, não acredita? Claro que acredita!

Ao invés de "enfim, sós" ele me disse "enfim, juntos". Nesse dia, soube que seria feliz para sempre.

Quando o homem se separa precisa saber quem é de novo. Aí, ele precisa de uma mulher jovem e gostosa para apresentá-lo a si mesmo.

Quantos anos ela tem? Ah... Entre 55 e a morte! Mas ela fez tanta plástica que de cearense de nascida, agora ela é nissei!

O fim nunca é bom. Se fosse bom seria um começo.

Depois dos 40 anos, tudo despenca... Menos a gengiva, que sobe... Retrai.

O fundamental a gente nunca fala... Aí, a pessoa morre sem saber que era uma fofa, uma baita amiga, ímpar.

Se eu tiver problema um dia, não foi por falta de necessidade.

Essa última frase me marcou e não sei por que. Mas, com certeza, quem escreveu precisou descobrir-se. E ao descobrir-se, viu que a vida não é uma receita de bolo, é uma transição diária que se vence com nossos desalinhos e que se aceita fácil nossas irrealizações. Para isso, precisamos dar o primeiro passo.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Para isso,precisamos dar o primeiro passo."
Portanto,quebra aquele espelho!!!!
Melhor ter"apenas"sete anos de azar do que uma vida inteira de frustações....
Já assisti a esse filme,é muito bacana!

Anônimo disse...

Agora vou ter que assistir....

Suas colocações são perfeitas minha linda